Dúvidas Frequentes

 

 

 

01

Como devo proceder antes de apresentar o projeto?

 

Estude o  projeto, especialmente os objetivos de cada etapa, tenha em mãos duas cópias do projeto escrito e duas do formulário de agendamento, após apresentar o projeto para a escola, deixe uma cópia dos dois arquivos (no caso do agendamento deve ser preenchido) com a escola e uma cópia de cada fica com a equipe, preenchidas e assinadas pela escola.

02

Para quem devo apresentar o Projeto?

 

Ele é destinado à direção escolar e equipe pedagógica, pois somente essas pessoas podem tomar decisões sobre, para agendar o projeto. Sugerimos que ele seja apresentado para direção escolar juntamente com a equipe pedagógica. Caso não seja possível, marque primeiro com a direção e posteriormente com a equipe pedagógica. Em alguns casos são realizadas reuniões com a Secretaria de Educação, etc, para apresentação do Projeto. O importante, e principal, é que seja apresentado para alguém que tenha autonomia para tomar a decisão.

03

Quem deve ser a pessoa responsável por apresentar o Projeto? O que ela precisa dizer?

 

Precisa ser uma pessoa que tenha domínio do Projeto Escola da Vida (líder local, coordenador do EDV, voluntário que conheça o projeto) e saiba se expressar bem oralmente, é bom que não esteja sozinha na apresentação, mas que tenha no máximo 3 pessoas. Após se apresentar, a pessoa faz a apresentação da MPC Brasil), fala do trabalho que a sua MPC Local tem desenvolvido (pode dizer o número de EDVs já realizados na cidade). Em seguida apresente as propostas do Projeto (Lanche com os Professores e Colaboradores, Palestras, Concurso de Redação, Evento Cultural, Palestra para os pais e responsáveis, Correio MPC, Melhor Amigo) e, para maior esclarecimento, você deve ler o arquivo do Projeto Escola da Vida com os objetivos de cada etapa. Seja claro quanto a sermos uma Organização Cristã e que o Projeto EDV está baseado em princípios e valores Cristãos, apresente a ficha de contato que será usada no Evento Cultural. Se for a primeira apresentação do projeto em sua cidade, treine antes, podem ser duas pessoas, para um ajudar ao outro. Se houver dúvidas, tire-as antes com seu líder Estadual/Regional.

04

A escola amou o Projeto e quer realizar o agendamento. Como devo proceder?

 

Junto com a Apresentação do Projeto EDV, leve também o Formulário de Agendamento . Siga as instruções que são dadas no agendamento. Preencha todas as etapas. Tenha certeza de que o EDV agendado não coincidirá com nenhuma atividade da escola (semana de provas, eventos culturais, passeios, etc). Leve duas cópias do agendamento, uma fica com o responsável pelo EDV e outra com a direção escolar.

05

Quantas pessoas são necessárias na equipe para desenvolver um EDV?

 

Não há um número fechado ou obrigatório de voluntários, porém é necessário ter coerência e certeza de quem/quantos participarão. Não dá pra desenvolver um projeto sozinho, por isso, pense em tudo que é importante: teatro, música, palestrantes diferentes para palestras diferentes, projeção, som... Busque uma preparação com excelência e muita oração!

06

Quantas reuniões são necessárias para se preparar para o EDV?

 

O número que for necessário para oração juntos, troca de idéias, divisão de tarefas, organização e orientação da equipe. Cuidado: reuniões demais podem cansar os voluntários e se tornar sem propósito, e reuniões de menos podem prejudicar a organização e desenvolvimento do projeto.

07

Como devo dividir as tarefas e funções?

 

Divisão de tarefas é algo que deve ser feito com muito cuidado e em oração, pois Deus chamou a cada um de forma diferente e para coisas diferentes. Precisamos aprender a delegar as funções de acordo com o dom, talento e gosto de cada voluntário, assim ele se sentirá a vontade e feliz em servir. Por isso é importante conhecer sua equipe, se relacionar com cada um e tomar as decisões juntos. Testes como DISC e Eneagrama podem ajudar muito, pois dão um norte em relação aos perfis.

08

O que preciso fazer para conseguir executar o Projeto completo?

 

Utilize o arquivo para agendamento com a escola, seguindo todos os passos, inserindo todas as datas para as 7 etapas do Projeto e os detalhes solicitados. Procure já deixar todas essas datas agendadas com a escola para que os passos que devem acontecer após o Evento Cultural, como Correio MPC, Melhor Amigo e Palestra para os Pais e Responsáveis, também sejam executados. O Projeto EDV não se restringe ao Café com Professores/Colaboradores, semana de palestras e evento cultural. É muito importante que todos os passos sejam executados.

09

Que recursos tenho para me ajudar no preparo e organização?

 

Fique atento ao Portal, há muitos materiais de organização e check list para auxiliar no preparo geral

 

10

Qual a importância de fazer parceria com igreja?

 

Pensando em nossa Missão bíblica aliada à missão da MPC, que está de acordo com a Bíblia, precisamos também discipular os jovens, porém não daremos conta de discipular tantos alunos de tantas escolas, esse é um dos motivos de fazermos parceria com a igreja e a ajudarmos a cumprir o IDE também. Se cada igreja adotar uma escola em sua cidade, todas as escolas terão a oportunidade de adoção e, com certeza, o trabalho de discipulado será mais eficaz.

11

Que estratégias posso utilizar para fazer parcerias com as igrejas?

 

Comece pela sua própria igreja e as dos integrantes da equipe. É sempre melhor ter algum contato ou indicação, pois isso trás credibilidade e abertura. Estude antes, esteja seguro, não invente ou tente encobrir nada.

12

Para realizar EDV, é necessário ter uma igreja parceira?

 

Embora não seja obrigatório, é o ideal para que a escola seja adotada, cuidada, discipulada. Só faça o EDV sem parceria, se realmente não tiver opção.

13

14

Como apresento o projeto para pastores e líderes?

 

Marque um momento que o pastor/líder possa lhe atender com calma, leve o projeto escrito, fale com segurança sobre a MPC (um pouco da história e referências como Billy Graham...) e sobre o Projeto. Nunca esconda nada a respeito da MPC e do Projeto. Convide, desafie a caminhar juntos, mostrando o cumprimento da missão e a oportunidade de participação da igreja local.

Como a igreja pode ser parceira?

 

Existem várias formas de parceria: a igreja pode adotar uma escola em que será realizado o EDV, inclusive custeando o projeto, mas principalmente fazendo o pós EDV; pode se tornar uma parceira fixa de oração e finanças; pode se envolver através de voluntários constantes e eventuais e não somente na escola que está adotando. Você pode também criar outras formas de parceria com a igreja, temos total interesse que a igreja se envolva mais.

 

15

Qual o objetivo do café com os professores?

 

Temos alguns objetivos com o café: Apresentar o Projeto, evitando ruídos na comunicação (às vezes eles não são informados pela direção), demonstrar amor e carinho através do café, reconhecer a importância da profissão e falar do Evangelho.

16

Que dinâmica posso usar com os professores?

 

Veja em nosso Portal, no link Lanche para os Professores (na parte Administrador/Arquivos de Planejamento) algumas sugestões e fique livre para buscar outros materiais.

17

18

19

Quem prepara o café?

 

É sempre importante ter um responsável por este evento dentro do Projeto, pois é necessário bastante organização e movimentação. Quando há Desperta Débora na cidade, podemos pedir para que elas preparem todo o café e a equipe prepara a programação, também podemos contar com a igreja parceira. No caso da própria equipe ter que preparar o café, é importante que a pessoa responsável seja bem articulada.

Quanto tempo preciso para o café com professores?

 

O tempo varia de acordo com a disponibilidade da escola. O Ideal é que estejam presentes todos os professores. Às vezes temos somente 15min disposto pela escola, por isso é necessário aproveitar bem. Tente negociar com a escola um tempo maior, a ATPC é uma boa oportunidade.

Devo fazer decoração para o café?

 

Decoração para o café faz toda a diferença. Imagine os professores chegando em uma sala organizada, limpa, uma mesa arrumada com toalha, enfeites, presentes embrulhados... banner do EDV/MPC. Com certeza o impacto será outro.

 

20

Como faço a divulgação do Concurso de Redação?

 

O indicado é, após a realização do Café com os Professores, a equipe do EDV ir de sala em sala realizar a divulgação do Concurso de Redação. Você pode solicitar a direção da escola se é possível xerocar as folhas do Concurso de Redação na própria unidade escolar. Ao fazer a divulgação nas salas já tenha os prêmios definidos para estimular os alunos a participarem.

21

22

De que forma essa divulgação pode ser feita?

 

Fica a critério da Equipe, escolher a melhor forma de fazer a divulgação: ir de sala em sala e divulgar oralmente, fazer através de uma esquete, passar um vídeo, etc. O intuito da apresentação deve ser de despertar no aluno o interesse em participar do Concurso de Redação e já entregar a eles a folha do Concurso de Redação.

Qual a data limite para entrega das cartas e como escolher as cartas ganhadoras?

 

Os alunos precisam devolver as cartas até quarta-feira para a equipe. A partir desse dia, a equipe precisa escolher entre quarta ou quinta para se reunir e decidir as redações ganhadoras. É aconselhável que se reunam na quarta, após as palestras, contanto que tenha um número bom da equipe no EDV. Se não for possível após a palestra, agendar o dia, horário e local para a escolha das redações ganhadoras.

23

E no dia? De que forma anuncio os ganhadores do Concurso de redação?

 

Dentro da programação do Evento Cultural, insira o Concurso de Redação. É muito importante que a pessoa que irá apresentar os vencedores seja alguém com bom desenvolvimento em público, que seja espontâneo, alegre e apresente o Concurso de uma maneira bem descontraída e informal.

 

24

O que considero no perfil de um palestrante?

 

Alguém que ama os jovens/adolescentes, tenha facilidade ou interesse em aprender a se comunicar com essa galera, que tenha quebrado alguns paradigmas e não tenha preconceito em relação a essa geração, dinâmico, cristão comprometido e com bom testemunho, que vista a camisa da MPC e do EDV. Pode ser adolescente/jovem, adulto. Não há idade, desde que busque uma comunicação eficaz e cristã.

25

Devo conhecer os palestrantes que convido?

 

Com toda certeza é importante conhecer os palestrantes. Se não os conhece, no mínimo ter uma boa referência de alguém que o conhece e conhece muito bem a MPC também. Procure ter pelo menos uma conversa de qualidade antes de convidar alguém para dar palestra em um EDV.

26

Devo convidar voluntários da equipe para dar palestras?

 

Essa é uma fantástica ideia. Pessoas que já estão muito envolvidas com a MPC e o EDV entendem melhor suas necessidades e, se há voluntários que tem perfil de palestrante, você como líder pode e deve prepará-lo.

27

Devo treinar e ensinar palestrantes?

 

Mesmo que muitos palestrantes sejam pastores, líderes e estejam acostumados a falar em público, é importante ensinar sobre a MPC, quem somos, nossa Visão, nossa Missão, nossos Lemas, sobre o EDV e ainda, algo para você pensar e colocar em prática, treinamentos para aprimorar as técnicas, conteúdos e didática das palestras

28

Que recursos costumo usar nas palestras?

 

Os recursos são muitos, pense fora da "caixinha", libere a criatividade, converse com adolescentes para saber o que eles "curtem". A maior fonte para obter recursos é o público alvo. Vídeos, histórias da sua vida, dinâmicas, quebra-gelo, interpretação e muitos outros recursos podem ser úteis na transmissão da mensagem.

29

Só posso usar as palestras do portal?

 

As palestras que estão em nosso portal, servem para dar uma base e inclusive ajudar no início, mas podem ser desenvolvidos outros materiais no mesmo template oferecido no portal. Você, sua equipe e seus palestrantes tem liberdade para desenvolver excelentes materiais, desde que sejam de acordo com os princípios cristãos e tenham coerência em seu conteúdo, assim como uma dinâmica interessante (vídeos, quebra-gelo, dinâmicas, competições, histórias...), trazendo sempre reflexão e desafio à mudança (sem imposição de religião, ideias e escolhas).

30

Como deve ser o conteúdo das palestras?

 

É importante que as palestras tenham uma mensagem central, o que queremos realmente deixar para reflexão e decisão do público. Baseado no conteúdo central, desenvolvemos início, meio e fim. Sugerimos que o início tenha quebra-gelo, dinâmica ou outro recurso que ajudará na introdução e no fim que desafiemos os adolescentes a uma mudança baseada na mensagem central.

31

O que preciso para dar uma palestra?

 

De segunda a quinta você precisará do tema de cada dia, palestrante para cada um deles, um projetor, computador, som, cabo de vídeo, microfone, um operador de som e um para a projeção, máquina fotográfica com responsável pelas fotos. Esses são os recursos básicos.

32

Quem opera o som e o projetor durante as palestras?

 

Lembre-se que o voluntário deve ser colocado no que ele gosta e é bom em fazer, por isso, nessas funções coloque alguém com facilidade em executá-las, que sejam pessoas ágeis e não deixem o palestrante no "vácuo". Pessoas que estejam totalmente atentas ao palestrante e seus sinais, que sejam boas em entender e encontrar os materiais, bem como colocá-los rapidamente em execução.importante, e principal, é que seja apresentado para alguém que tenha autonomia para tomar a decisão.

33

Quem fotografa as palestras?

 

A equipe deve estar focada na palestra e nos alunos, auxiliando o palestrante, por isso, é importante que o "fotógrafo" seja uma pessoa que tire fotos de qualidade (pois serão usadas no video retrospectiva e divulgação do projeto), que seja discreta (não distraindo equipe, palestrante e principalmente os alunos).

 

34

Como organizo o Evento Cultural?

 

Este é realmente o passo que mais exige dedicação para o EDV, pois envolve muitas frentes. Sugerimos que divida em partes colocando responsáveis para cada uma delas: teatro, música, palestra do amor, desafio, fichas de decisão, som, fotos. Não faça tudo sozinho, delegue e acompanhe. Lembre-se: há documentos no portal para ajudá-lo nessa organização, consulte, são muito importantes.

35

Que músicas uso no Evento Cultural?

 

Os estilos musicais variam, mas lembre-se: a comunicação é pra quem recebe, ou seja, o foco são os alunos. O que eles gostam? Que estilos os agradam? As músicas podem ser uma mescla de cristãs e outras, desde que suas letras não sejam contrárias aos princípios bíblicos e estejam de acordo com o foco do Evento Cultural que é o amor.

36

37

Que peça/teatro posso desenvolver no Evento Cultural?

 

A parte artística precisa estar voltada ao Evangelho e seu poder de transformação. Na internet você encontra várias opções e também conversando com outras MPC's locais. Porém queremos incentivá-lo a criar, não necessariamente vc, mas sua equipe. Deus nos dotou de tantos talentos, que tal usarmos nossa criatividade, conhecimento, informações para desenvolver ao invés de só copiar? Não estamos sugerindo que não use mais o que já está disponível, só o estamos incentivando, ok?

Como é o programa que desenvolvo no Evento Cultural?

 

Os programas podem variar, geralmente eles incluem música (secular e cristã), teatro (que ensine sobre o amor de Cristo), palestra do amor, premiação do concurso de redação. Há alguns exemplos de programas em nosso portal, fique à vontade para copiar e melhorar.

Que linguagem devo usar no Evento Cultural?

 

Assim como em todas as palestras, a comunicação é para quem recebe, por isso, tudo precisa ser com a linguagem do adolescente (músicas, teatro, palestra do amor), evitando sempre os "jargões crentes", palavras difíceis e costumes de nossas igrejas. A mensagem (amor/evangelho) precisa estar presente em todos os acontecimentos do evento.

38

Devo fazer o desafio à mudança?

 

O desafio faz parte do Evento Cultural, precisamos fazer em todos, conforme a ficha de decisão. As opções precisam ser claras e não podemos ter receio de desafiá-los a uma mudança a partir do conhecimento de Cristo. Procure organizar a equipe para distribuição e recolhimento das fichas.

39

40

O que faço depois do desafio?

 

O desafio, geralmente, é um momento de muito quebrantamento do Espírito. Há várias alternativas que funcionam após o preenchimento da ficha. Alguns exemplos: Reunir em 4 grupos (conforme a decisão), ter equipantes em cada grupo que possam dar uma palavra e fazer uma oração pela decisão tomada / Deixar um tempo para que os equipantes se aproximem individualmente ou em pequenos grupos que estejam chorando ou reflexivos, podendo assim, conversar e orar / Dar uma palavra geral com oração de gratidão. Você pode pensar em outras alternativas, mas é sempre bom não "quebrar" esse momento. Após esse tempo, a equipe pode cantar uma música com eles e ficar entre os alunos, sempre disponíveis para conversar.

 

41

42

Como faço com as cartas que estão com a equipe da MPC para serem respondidas?

 

É MUITO IMPORTANTE escolher uma pessoa da equipe para ficar responsável por essa tarefa. Ela precisará ter o controle, por escrito, do total de alunos que entregaram as redações. No portal, há um arquivo de Controle das Cartas para Deus.

Quem são as pessoas que podem responder? Qual o prazo de devolução?

 

Pode ser voluntários da MPC, pessoas das igrejas parceiras, familiares, amigos que desejam se voluntariar para responder as redações. É fundamental que sejam pessoas capazes de transmitir, através da escrita, uma boa mensagem ao aluno. A letra precisa ser legível e as palavras claras, com uma linguagem simples. Recomendamos que a pessoa devolva a carta respondida em até uma semana, pois a equipe precisará confecionar o Correio MPC. No Portal EDV também é possível acessar "Instruções para respostas da carta para Deus". Entregue essa instrução às pessoas que se voluntariarem para responder as redações.bíblicos e estejam de acordo com o foco do Evento Cultural que é o amor.

43

Além das redações respondidas, o que mais entregar aos alunos?

 

No portal Escola da Vida, na parte de Consolidação há cartas específicas para cada opção que consta na ficha de contato que o aluno preencheu. A carta também precisa ser entregue no correio, de acordo com a opção escolhida pelo aluno. Portanto, o aluno que preencheu a Ficha de Contato e fez a Redação, receberá a resposta da sua redação mais a carta de consolidação.Os alunos que só preencheram a Ficha de Contato receberão somente a carta de consolidação. Os alunos que somente fizeram Redação receberão a resposta das redações.

44

Que material didático posso entregar no Correio?

 

A sua MPC local, em parceria com a AMME evangelizar pode adquirir revistas evangelísticas para ser entregues no Correio MPC. Para mais informações, entre em contato com a AMME: www.evangelizabrasil.com. É muito importante que tenha algum material evangelístico para ser entregue ao aluno. Se a sua cidade ainda possui material da revista MELHOR AMIGO, instruímos que a mesma seja usada somente em Treinamentos do Projeto Melhor Amigo.

45

Confeccionamos o Correio, qual o próximo passo?

 

Muito legal, após ter colocado o nome completo dos alunos e as turmas no envelope. E dentro de cada envelope as redações respondidas e as cartas de consolidação é hora de ir até à escola no dia e horário que foi marcado o Correio MPC. Use a sua criatividade e entregue as cartinhas aos alunos!

 

46

Qual o objetivo de fazer o encontro com os pais?

 

Alguns dos objetivos: ter contato com a família, resgatar valores do papel dos pais e da família, conscientizar sobre a importância da família na vida do adolescente, comunicar o Evangelho.

47

O que fazer quando a escola não demonstra interesse em fazer esse encontro com os pais?

 

Devemos explicar que o encontro é parte do projeto e que, embora tenhamos dificuldade em ter a presença dos pais, queremos influenciar a família, o que pode refletir na escola. Esboce o que será falado no encontro para ajudar a direção a perceber a importância.

48

E se não houver adesão dos pais?

 

Claro que uma boa divulgação através da escola (convite e entrega para os alunos, reforçar o aviso) pode ajudar para que haja adesão, mas mesmo assim, pode ser que não tenhamos tanta adesão, a questão é: devemos fazer bem feito independente do número de pais presentes. Uma família pode mudar a partir deste encontro

49

Quando o encontro deve acontecer?

 

Pelo calendário do EDV, o Encontro deve acontecer logo após o Evento Cultural (sábado ou semana seguinte), assim os pais podem falar como foi o contato dos filhos com o projeto, o que eles comentaram, como foi a atitude, além de ter ação direta com a família com tudo ainda bem vivo na vida dos adolescentes.

50

Quanto tempo de duração para o encontro?

 

Gostaríamos de ter muito tempo, porém precisamos sempre pensar na disponibilidade das famílias. Sugerimos o mesmo tempo de uma aula até uma hora, mas pode acontecer de ser proposto um tempo menor. Negocie um tempo suficiente para um encontro legal, interessante, que atinja os objetivos.

 

51

O projeto Melhor Amigo faz parte do Escola da Vida?

 

Sim! O Treinamento do Melhor Amigo a ser dado aos alunos faz parte do Projeto Escola da Vida e é a finalização do projeto nas escolas.

52

Como planejar o Treinamento do Projeto Melhor Amigo?

 

No dia do Evento Cultural, aos alunos que preencheram "estou firme e quero evangelizar minha escola", entregue o convite para o Projeto Melhor Amigo com dia, horário e local do treinamento. É muito importante pegar os dados desses alunos na Ficha de Contato e ir lembrando-os da reunião (whats, face, ligação, etc). No portal, na aba de "Clubinhos" você encontrará o material para desenvolver o Projeto Melhor Amigo na Escola.

Já planejei o Melhor Amigo. E agora? Como proceder?

 

O Treinamento é um momento muito especial com o intuito de fornecer base bíblica aos alunos cristãos (plano da salvação), mostrar aos alunos que eles precisam ser bons cristãos na sua escola e que todo cristão é um Evangelista. Apresente aos alunos os três métodos do Melhor Amigo "Jovem Alvo, Adote sua Sala e Estudantes em Ação". Desafie os alunos a inciarem algum desses projetos na sua escola. Encerre o treinamento e mantenha contato com eles.

53

Os alunos desejam abrir um Clube Bíblico, como posso ajudar?

 

Se após o Treinamento, alunos sentiram o desejo de iniciar o Clube Bíblico na sua escola, entre em contato com o responsável pelo Ministério Estudantes em Ação da sua equipe e/ou do seu estado e a Coordenadora Nacional do EEA e passe a eles o desejo de iniciar um Clube Bíblico. Quando se inicia um Clube Bíblico na escola, o Ministério Estudantes em Ação é responsável.

54

 

55

O que entendo por Capelania Escolar?

 

Capelania é um suporte oferecido dentro da escola. O suporte é de cunho espiritual, abrangendo o ser humano todo (físico, social, mental e espiritual) e embora a intenção seja evangelística, a idéia é estar ali para amar, independe da decisão.

56

Qual a importância da Capelania Escolar?

 

Essa é uma grande estratégia para se manter na escola, adotando-a e cuidando. Seria como um pós EDV. Imagine poder participar da vida da escola em seu dia a dia, cuidando das pessoas. É fantástico! Podemos e devemos preparar capelães nas igrejas parceiras.

57

Como desenvolvo a Capelania?

 

A capelania se desenvolve através de aconselhamentos e devocionais com alunos, pais, corpo docente, eventos (especialmente feriados cristãos), palestras e todos os recursos que puderem ser usados na escola, conforme sua criatividade e concentimento da escola.

58

Como fazer um curso de Capelania Escolar?

 

Atualmente a MPC tem uma parceria com a Unievangélica de Anápolis, que oferece um curso EAD (Educação à distância) em Capelania Escolar. É importante fazer o curso para ter o conhecimento necessário para atuar como capelão. Além disso, a MPC também oferece oficinas de Capelania, caso queria levar para sua cidade, entre em contato com a Joslaine (Coordenadora Nacional de Capelania da MPC)